Por: Lislaine dos Anjos      23/02/2017 às 16:13      Fonte:Do G1 MT     (775) Vizualizações
Mato Grosso tem 158 mil pessoas desocupadas, diz pesquisa do IBGE
Fonte:
-A  +/- +A

Número de desempregados aumentou 72% em relação ao final de 2015. Segundo a pesquisa, estado possui 1,5 milhão de pessoas ocupadas


Mato Grosso encerrou o ano de 2016 com 158 mil pessoas em situação de desemprego, segundo apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi realizada  no último trimestre do ano passado.


Conforme a pesquisa, o número de desempregados apontados pelo IBGE é 72,6% maior do que o mesmo período em 2015, quando 91 mil pessoas estavam desocupadas no estado, mas não mostrou variação significativa em relação ao trimestre anterior. A nível nacional, a taxa de desocupação no Brasil foi estimada em 12%, segundo a pesquisa.


Ao todo, segundo o PNAD, o estado possui uma população estimada de 1,5 milhão de pessoas empregadas, que correspondem a 58,3% da população total em idade de trabalhar (com 14 anos ou mais), que totalizam 2,5 milhões de pessoas.


A força de trabalho, aliás, aumentou em 62 mil pessoas em relação ao mesmo período de 2015, porém, conforme o IBGE, ainda que tenham a idade para serem inseridas no mercado de trabalho, isso não significa que todas essas pessoas procuram por emprego.


Setor privado
De acordo com a pesquisa, do total de pessoas empregadas no setor privado, cerca de 510 mil apenas possuem carteira de trabalho assinada, contra 165 mil que atuam sem esse direito assegurado. Ambos os dados permanecem estáveis quando comparados com o mesmo período do ano anterior.


Já quanto à remuneração média no estado, segundo o IBGE, está estimada em R$ 1.961, não muito diferente da média apresentada pelo PNAD no final de 2015, quando o salário média de todas as atividades era de R$ 1.974.

Noticias
Entretenimento
Esporte
Geral
Serviços
Logotipo Agência Super
Website Security Test